Passo a passo para fazer artesanato e vender pela internet
1. Defina o canal de venda por onde seus produtos serão ofertados
O primeiro passo para começar a vender artesanato online é escolher o canal de venda que melhor atende às suas necessidades. Existem marketplaces e sites para vender artesanato especializados nesse tipo de comércio, mas ter a sua própria loja virtual ou utilizar as redes sociais também são ótimas opções.
Abaixo, vamos nos aprofundar melhor em cada um deles. Confira!
Loja virtual própria
Em qualquer nicho de mercado do varejo, ter a sua própria loja virtual garante uma postura profissional ao seu negócio, transmitindo mais confiança para o cliente na hora de realizar suas compras. Por isso, buscar uma boa plataforma de e-commerce é a primeira opção da nossa lista para criar um site atraente.
A grande vantagem é a possibilidade de ter o seu endereço próprio na internet — algo como: www.nomedasualoja.com.br —, além de poder personalizar o seu site, deixando-o com a identidade visual da sua marca.
Me Vendeu
Além de ter seu próprio e-commerce para vender artesanatos, fazer a integração com um marketplace especializado no segmento pode te ajudar a escalar o negócio. Nesse sentido, uma opção bastante interessante é o site Elo7.
Por já ser conhecido por divulgar produtos feitos à mão ou sob encomenda, pessoas que se interessam por esses tipos de mercadoria costumam fazer buscas diretamente pela plataforma de venda de artesanato. Dessa maneira, a chance de ser encontrado por clientes mais propensos à conversão também cresce.
Por lá, é possível criar o seu perfil de vendedor e cadastrar os produtos que você deseja ofertar. Para isso, as tarifas cobradas do artesão variam de acordo com a exposição escolhida, sendo 12% para a modalidade clássica e 18% para a plus, que garante prioridade nas buscas e ajuda a vender na Me Vendeu.
2. Tenha um planejamento de marketing digital
Seja qual for a ferramenta escolhida para vender artesanato na internet, é essencial ter uma estratégia de marketing digital bem consolidada. Isso vai garantir que você esteja explorando os melhores canais para divulgar a sua marca e os seus produtos.
Nossa dica é apostar no marketing de conteúdo, utilizando técnicas de SEO para rankear nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google.
Além disso, ter um gerenciamento efetivo das suas redes sociais, garante que você esteja mais próximo do seu público, aumentando o alcance e o engajamento das suas publicações.
O planejamento de posts patrocinados — em plataformas como Facebook, Instagram e Pinterest, por exemplo — também faz parte de uma estratégia de marketing digital.
3. Tire fotos atrativas dos seus produtos
Com certeza você já ouviu dizer que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Mas a verdade é que uma boa imagem pode valer muito mais do que qualquer outro argumento de venda. Então, invista na produção de fotos dos seus artesanatos.
E isso não quer dizer que você precise contratar um fotógrafo profissional. Com o seu próprio smartphone é possível tirar fotos incríveis. Nossa dica, então, é se atentar à iluminação, aos ângulos clicados e à edição das imagens.
4. Crie descrições detalhadas
Pelo fato de não poder tocar ou ver o produto fisicamente, comprar pela internet ainda gera desconfiança em muitas pessoas. Pensando nisso, caprichar na descrição — seja vendendo produtos pela loja virtual própria ou pelas redes sociais — transmite mais confiança ao seu cliente.
No caso de artesanatos, busque dar detalhes, como diferenciais, cores e todas as dimensões de cada peça. Lembre-se de também adaptar a linguagem ao público-alvo que você pretende atingir.
Outra dica é aproveitar o espaço destinado à descrição para listar os principais benefícios do produto, agregando mais valor a ele.
5. Ofereça diferentes métodos de pagamento
Como qualquer venda feita pela internet, oferecer diferentes métodos de pagamento é uma boa opção para que o cliente sinta que tem o poder de escolha ao comprar determinado item.
Cartão de crédito, boleto bancário, transferência e Pix são modalidades de pagamento para e-commerce com diferentes características. Vale analisar cada uma delas e buscar o equilíbrio para disponibilizar opções que também sejam boas para você como lojista.
6. Configure os meios de envio
Também é importante oferecer diferentes meios de envio na sua loja virtual, como Correios e transportadoras. Para produtos artesanais, é comum a configuração de um frete com prazo adicional para confecção, de modo que o cliente saiba que leva um tempo até a produção e envio do item.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode usar o aplicativo Frete Hero para informar prazos adicionais de entrega automaticamente. Assim, cada produto artesanal pode ter seu prazo personalizado, garantindo que o consumidor saiba exatamente quando será entregue.
7. Invista em embalagens personalizadas
Ao receber uma encomenda comprada pela internet, é bem provável que a expectativa do seu cliente esteja lá no alto. Imagine, então, a felicidade dele se você puder surpreendê-lo já com a embalagem?
Produtos artesanais costumam transmitir uma sensação de cuidado e personalidade. Por isso, caprichar na embalagem pode deixar o seu consumidor ainda mais satisfeito com a compra que ele fez.
Tenha em mente que, nesse caso, os detalhes fazem toda a diferença. Você pode, por exemplo, imprimir um carimbo personalizado com o logo da sua marca. Ou, então, enviar um cartãozinho com uma mensagem carinhosa ao cliente. Esse é o momento de abusar da sua criatividade!
Pronto para vender artesanato?
E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que você saia daqui sabendo como vender artesanato pela internet e pronto para começar! O meio online tornou-se um espaço cheio de possibilidades para os mais variados nichos. Se antes os artesanatos se limitavam a pequenas tendas na rua, hoje você tem chances de viralizar e alcançar milhares de pessoas com seus produtos.